GT 1 – Educação e Diversidade Cultural
O
Brasil por apresentar uma grande extensão territorial, possui uma vasta
diversidade cultural produzida não somente pelas características dos seus
diversos ambientes, mas, sobretudo pela diversidade da população que habita o
país. No contexto da Amazônia, essa diversidade se faz sentir na constituição
de um espaço cultural com
características próprias e com uma diversidade grande de povos, entre os quais
se destacam as populações indígenas, caboclos, ribeirinhos, seringueiros,
migrantes, bolivianos situados nos municípios de fronteira, etc. Todos esses grupos têm em comum às
singularidades naturais e simbólicas da região permeada em seu entorno pela
magnificência dos seus incontáveis rios e áreas de florestas. Tendo em vista a Diversidade Cultural da
população brasileira e da região amazônica nos diferentes aspectos este GT se
propõe a receber trabalhos que tenham como foco a diversidade cultural local, a
multiculturalidade e a interculturalidade e suas implicações para a educação.
GT
2– EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
O GT - EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS abre a
oportunidade para inscrições de resultados de estudos e pesquisas que se
preocupem em avaliar a realidade histórica do país, as teorias e práticas
pedagógicas da educação formal e os movimentos sociais do campo e da cidade enfatizando
as vitórias das diversas categorias de trabalho, os aspectos categorizados como
lutas contra todos os tipos de preconceito e a opressão de classe que nega
direitos vitais como a terra, a moradia, o emprego, a escola, a saúde, etc.
GT
3 - Políticas Educacionais
As políticas educacionais estão intrinsecamente
ligadas às novas configurações do Estado e seu papel e modalidades de
intervenção, aparecem como um dos temas mais controversos e polêmicos no campo
da educação e assume centralidade nos campos de análises atinentes às políticas
públicas para a educação escolar. O GT Políticas Educacionais publicará estudos
e pesquisas sobre políticas educacionais com perspectivas teórico-conceptuais
comuns à preocupação com a educação das parcelas específicas da sociedade, como
indígenas, camponeses, negros, dentre outros e as formas como se
operacionalizam essas políticas: suas bases legais, financiamento, processos de
gestão educacional, de formulação, implementação e avaliação das políticas de
formação de professores, currículo, avaliação e suas implicações nas
representações sociais sobre o campo da formação de professores, as estratégias
de convivência nas escolas e apropriação do novo espaço público pelas
comunidades em condições de exclusão social.
GT 4- Ensino, Currículo e
Organização Escolar
Este grupo de trabalho visa discutir os processos
de ensino em todos os níveis e modalidades, privilegiando pesquisas que se
referem às estruturas curriculares e organizativas, processos avaliativos,
práticas do cotidiano da escolarização, currículos, procedimentos e técnicas
didático-pedagógicas.
São focos de interesse:
·
As ações acerca do cotidiano escolar quanto aos processos de
ensino aprendizagem, práticas e estratégias pedagógicas, processos de escolarização
e aspectos institucionais.
·
Pesquisas em instituições escolares focalizando a interação entre
seus sujeitos, as práticas pedagógicas, a organização da escola e seus aspectos
institucionais.
·
Organização curricular e fatores relacionados
a procedimentos de intervenção didático-pedagógicos para o Processo
ensino-aprendizagem
·
Estudos sobre os fundamentos, dimensões e
estruturas curriculares, bem como sobre os fatores que orientam o processo
ensino-aprendizage
GT 5 – EDUCAÇÃO E
TECNOLOGIAS
O impacto das novas tecnologias
tem provocado mudança na Educação, que não tarda a incorporar os últimos
recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas
mídias, não mais novidade estranha em sala de aula. Criando novas estratégias
de ensino, aprendizagem e auto-capacitação.
GT6 – EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA R ENSINO DE CIÊNCIAS:
Envolve os estudos relacionados aos processos
formativos, saberes docentes, concepções, crenças, percepções, atitudes,
desenvolvimento profissional, história oral e formação do formador de educação
matemática e do ensino de ciências.
GT 7 – Gênero, Relações Raciais e Educação
Inclusiva
Este
GT receberá os trabalhos que tem por objetivo propiciar aos pesquisadores,
estudantes e professores(as) da Educação Básica reflexões sobre as
transformações políticas, econômicas e socioculturais que requerem o
reconhecimento e o respeito à diversidade sociocultural do povo brasileiro e
dos povos de todo o mundo – o reconhecimento de que negros e negras, índios e
índias, mulheres e homossexuais, pessoas com deficiência, dentre outros grupos
discriminados, devem ser respeitados/as em suas identidades, diferenças e
especificidades. Além disso o grupo tem por objetivo discutir propostas
educativas de superação de práticas discriminatórias no espaço escolar.
GT 8 – História, Filosofia e Sociologia
Este GT objetiva promover o diálogo entre as
principais ciências humanas, por meio da apresentação de resultados de
pesquisas bibliográficas, de campo, estudos etnográficos, ensaios e história de
vida, nas áreas de história, filosofia, sociologia e demais ciências afins.
Neste sentido, o GT abrange estudos e pesquisas sobre a produção do
conhecimento científico, a produção de conhecimento e saberes escolares, além
das condições objetivas do trabalho de docentes que atuam nessas áreas nas
diversas modalidades de ensino, tanto na rede pública quanto na particular.
GT 9– PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO
O GT Psicologia da
Educação tem como proposta promover discussões a partir de estudos teóricos e
pesquisas empíricas, nas diversas perspectivas, buscando relacionar psicologia
e educação. Desta forma, o GT congregará trabalhos que abordem os seguintes aspectos:
patologização da educação; relações estabelecidas no contexto educacional;
fracasso escolar; relações entre conhecimento cotidiano/espontâneo e
conhecimento científico/sistematizado; processos de
gênese/construção/apropriação do conhecimento nas diversas áreas.
GT
10 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A formação docente está no âmbito da preocupação
dos formadores comprometidos com a efetiva construção do conhecimento nos
vários recantos do país. Unir teoria e prática é a mais importante concepção da
formação docente e discente.
Considerando as dimensões da formação e do trabalho docente este GT visa
abordar pesquisas sobre temáticas da produção de conhecimento relacionadas à
Formação inicial e continuada em todos os níveis de ensino; práticas do
cotidiano escolar, a vinculação entre educação e trabalho, procedimentos de
intervenções e técnicas didático-pedagógicas para o processo de ensino e
aprendizagem das diversas áreas do conhecimento.
GT 11-
Meio ambiente, Sustentabilidade e Educação Ambiental
O ambiente nas últimas décadas tem ganhado cada vez
mais relevância em encontros regionais, nacionais e internacionais. Pois, tanto
como conceito quanto práticas o meio ambiente possibilita a interligação de
diversas áreas do conhecimento, relacionadas aos saberes populares, as
políticas públicas e a atuação efetiva do terceiro setor frente às questões de
conservação, preservação e degradação ambiental do nosso planeta.
Muitas iniciativas são desenvolvidas nesse viés no
contexto regional. Assim, o V SED, por meio deste grupo de estudo, cria espaços
para que ações, projetos, programas e pesquisas possam ser apresentados,
dialogados, refletidos e partilhados. A efetivação deste GT será um importante
marco para subsidiar debates e práticas ambientais de sustentabilidade
econômica, social e cultural.
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