Grupos de Trabalho



GT 1 – Educação e Diversidade Cultural

O Brasil por apresentar uma grande extensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural produzida não somente pelas características dos seus diversos ambientes, mas, sobretudo pela diversidade da população que habita o país. No contexto da Amazônia, essa diversidade se faz sentir na constituição de um espaço cultural com características próprias e com uma diversidade grande de povos, entre os quais se destacam as populações indígenas, caboclos, ribeirinhos, seringueiros, migrantes, bolivianos situados nos municípios de fronteira, etc. Todos esses grupos têm em comum às singularidades naturais e simbólicas da região permeada em seu entorno pela magnificência dos seus incontáveis rios e áreas de florestas. Tendo em vista a Diversidade Cultural da população brasileira e da região amazônica nos diferentes aspectos este GT se propõe a receber trabalhos que tenham como foco a diversidade cultural local, a multiculturalidade e a interculturalidade e suas implicações para a educação.

GT 2– EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

O GT - EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS abre a oportunidade para inscrições de resultados de estudos e pesquisas que se preocupem em avaliar a realidade histórica do país, as teorias e práticas pedagógicas da educação formal e os movimentos sociais do campo e da cidade enfatizando as vitórias das diversas categorias de trabalho, os aspectos categorizados como lutas contra todos os tipos de preconceito e a opressão de classe que nega direitos vitais como a terra, a moradia, o emprego, a escola, a saúde, etc.



GT 3 - Políticas Educacionais

As políticas educacionais estão intrinsecamente ligadas às novas configurações do Estado e seu papel e modalidades de intervenção, aparecem como um dos temas mais controversos e polêmicos no campo da educação e assume centralidade nos campos de análises atinentes às políticas públicas para a educação escolar. O GT Políticas Educacionais publicará estudos e pesquisas sobre políticas educacionais com perspectivas teórico-conceptuais comuns à preocupação com a educação das parcelas específicas da sociedade, como indígenas, camponeses, negros, dentre outros e as formas como se operacionalizam essas políticas: suas bases legais, financiamento, processos de gestão educacional, de formulação, implementação e avaliação das políticas de formação de professores, currículo, avaliação e suas implicações nas representações sociais sobre o campo da formação de professores, as estratégias de convivência nas escolas e apropriação do novo espaço público pelas comunidades em condições de exclusão social.



GT 4- Ensino, Currículo e Organização Escolar

Este grupo de trabalho visa discutir os processos de ensino em todos os níveis e modalidades, privilegiando pesquisas que se referem às estruturas curriculares e organizativas, processos avaliativos, práticas do cotidiano da escolarização, currículos, procedimentos e técnicas didático-pedagógicas.

São focos de interesse:

·         As ações acerca do cotidiano escolar quanto aos processos de ensino aprendizagem, práticas e estratégias pedagógicas, processos de escolarização e aspectos institucionais.

·         Pesquisas em instituições escolares focalizando a interação entre seus sujeitos, as práticas pedagógicas, a organização da escola e seus aspectos institucionais.

·         Organização curricular e fatores relacionados a procedimentos de intervenção didático-pedagógicos para o Processo ensino-aprendizagem

·         Estudos sobre os fundamentos, dimensões e estruturas curriculares, bem como sobre os fatores que orientam o processo ensino-aprendizage



GT 5 – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS



O impacto das novas tecnologias tem provocado mudança na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias, não mais novidade estranha em sala de aula. Criando novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação.



GT6 – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA R ENSINO DE CIÊNCIAS:

      

Envolve os estudos relacionados aos processos formativos, saberes docentes, concepções, crenças, percepções, atitudes, desenvolvimento profissional, história oral e formação do formador de educação matemática e do ensino de ciências.



GT 7 – Gênero, Relações Raciais e Educação Inclusiva

Este GT receberá os trabalhos que tem por objetivo propiciar aos pesquisadores, estudantes e professores(as) da Educação Básica reflexões sobre as transformações políticas, econômicas e socioculturais que requerem o reconhecimento e o respeito à diversidade sociocultural do povo brasileiro e dos povos de todo o mundo – o reconhecimento de que negros e negras, índios e índias, mulheres e homossexuais, pessoas com deficiência, dentre outros grupos discriminados, devem ser respeitados/as em suas identidades, diferenças e especificidades. Além disso o grupo tem por objetivo discutir propostas educativas de superação de práticas discriminatórias no espaço escolar.

GT 8 – História, Filosofia e Sociologia

Este GT objetiva promover o diálogo entre as principais ciências humanas, por meio da apresentação de resultados de pesquisas bibliográficas, de campo, estudos etnográficos, ensaios e história de vida, nas áreas de história, filosofia, sociologia e demais ciências afins. Neste sentido, o GT abrange estudos e pesquisas sobre a produção do conhecimento científico, a produção de conhecimento e saberes escolares, além das condições objetivas do trabalho de docentes que atuam nessas áreas nas diversas modalidades de ensino, tanto na rede pública quanto na particular.



GT 9– PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

O GT Psicologia da Educação tem como proposta promover discussões a partir de estudos teóricos e pesquisas empíricas, nas diversas perspectivas, buscando relacionar psicologia e educação. Desta forma, o GT congregará trabalhos que abordem os seguintes aspectos: patologização da educação; relações estabelecidas no contexto educacional; fracasso escolar; relações entre conhecimento cotidiano/espontâneo e conhecimento científico/sistematizado; processos de gênese/construção/apropriação do conhecimento nas diversas áreas.



GT 10 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A formação docente está no âmbito da preocupação dos formadores comprometidos com a efetiva construção do conhecimento nos vários recantos do país. Unir teoria e prática é a mais importante concepção da formação docente e discente.  Considerando as dimensões da formação e do trabalho docente este GT visa abordar pesquisas sobre temáticas da produção de conhecimento relacionadas à Formação inicial e continuada em todos os níveis de ensino; práticas do cotidiano escolar, a vinculação entre educação e trabalho, procedimentos de intervenções e técnicas didático-pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem das diversas áreas do conhecimento.



GT 11- Meio ambiente, Sustentabilidade e Educação Ambiental

O ambiente nas últimas décadas tem ganhado cada vez mais relevância em encontros regionais, nacionais e internacionais. Pois, tanto como conceito quanto práticas o meio ambiente possibilita a interligação de diversas áreas do conhecimento, relacionadas aos saberes populares, as políticas públicas e a atuação efetiva do terceiro setor frente às questões de conservação, preservação e degradação ambiental do nosso planeta.

Muitas iniciativas são desenvolvidas nesse viés no contexto regional. Assim, o V SED, por meio deste grupo de estudo, cria espaços para que ações, projetos, programas e pesquisas possam ser apresentados, dialogados, refletidos e partilhados. A efetivação deste GT será um importante marco para subsidiar debates e práticas ambientais de sustentabilidade econômica, social e cultural.

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