TRABALHOS APROVADOS


LISTA DE TRABALHOS APROVADOS DE COMUNICAÇÃO ORAL:


PREZADOS AUTORES
Estamos enviando a lista dos trabalhos aprovados para comunicação oral no V Seminário de Educação - SED
Informamos que na lista aparecerá apenas o nome do autor principal.
As apresentações estão previstas para o dia 18/10/2012 no Campus da UNIR de Rolim de Moura.
Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 para questionamentos.
Desde ja agradecemos a participação de todos.
ATT.
Comissão organizadora do V SED

TRABALHOS APROVADOS PARA COMUNICAÇÃO ORAL 


GT 1 – Educação e Diversidade Cultural

TITULO
AUTOR
1
A QUALIDADE DA EDUCACÃO INFANTIL EM ROLIM DE MOURA EM CRECHES: COMO FONTE DE UMA GESTÃO PRIORITÁRIA
CLAUDIO BRAZ DA SILVA
2
DIVERSIDADE E ADVERSIDADES ENCONTRADAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL HOJE
LILIA CAETANO PINTO
3
ESTUDO SOBRE O AUDIOVISUAL DENTRO DAS COMUNINADES INDIGENAS DO ESTADO DE RONDÔNIA ATRAVES DO PROGRAMA ENTRE IMAGENS E MEMÓRIA COM OS POVOS KARO, IKÓLÓH E WARI.
NAIARA CARLA MOTA COELHO
4
NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO: UM ESTUDO NA ALDEIA INDIGENA LAJE VELHO
LEIDY DAIANNY DA SILVA FERREIRA
5
POVOS DA FLORESTA, A IMAGEM DO POVO BRASILEIRO
FABÍOLA DE SOUZA AMANTE
6
RONDÔNIA: RETALHOS DE SUA HISTÓRIA E SEU POVO
ELIAS HENRIQUE ARAÚJO DO NASCIMENTO
7
SITUAÇÕES COTIDIANAS, NEGAÇÃO E IDENTIDADE: ALGUMAS REVELAÇÕES DE FAMILIARES DOS ESTUDANTES ÍNDIGENAS EM CONTEXTO ESCOLAR URBANO DE JI-PARANÁ-RO.
VANUBIA SAMPAIO DOS SANTOS



GT 2– EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

TITULO
AUTOR
1
CAPITALISMO BUROCRÁTICO, CORPORATIVISMO SINDICAL E A LUTA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NA ZONA DA MATA RONDONIENSE
MARCIO MARINHO
2
O RURALISMO PEDAGÓGICO, O “ESPECÍFICO” E O “DIFERENTE” DAS PEDAGOGIAS BURGUESAS PÓS-MODERNAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
MARILSA MIANDA DE SOUZA
3
PROJETO BIBLIOTECA ANDANTE – RELATOS E REFLEXÕES SOBRE LEITURA
GLEISON COSTA RAMOS

GT 3 - Políticas Educacionais

TITULO
AUTOR
1
A INDÚSTRIA CULTURAL E A FORMAÇÃO DO EDUCANDO NA SOCIEDADE MODERNA: AMPLIANDO OS HORIZONTES MODERNOS
Clarides Henrich de Barba
2
A VISÃO MERCANTILISTA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CLAUDINEIA GOMES BRITO
3
AS RELAÇÕES SEMIFEUDAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: SE VOCÊ MANDA, EU OBEDEÇO!
SILMARA FERREIRA LOPES
4
CONTEXTO HISTÓRICO DOS PCNs NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DIANE BORGES DA SILVA
5
DIREITO À EDUCAÇÃO: COMPREENDENDO O COTIDIANO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO
Kadja Pâmela Augusta Farias
6
EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM ESTUDO DOS PROGRAMAS MAIS EDUCAÇÃO E ENSINO MÉDIO INOVADOR
PAULO APARECIDO D. SILVA
7
IMPERIALISMO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM RONDÔNIA
MAURICEIA FERREIRA TEIXEIRA
8
INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR E MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO
MARLI L. TONATTO ZIBETTI
9
O PIBID/DIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA
JOSÉ JOACI BARBOZA
10
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E QUALIDADE DE ENSINO: UM ESTUDO NA REDE ESTADUAL EM PORTO VELHO
FABRICIO RICARDO LOPES
11
PROEJA: ENTRE A FORMULAÇÃO E A IMPLANTAÇÃO
Thaís Bombardelli

12
PROGRAMAS DE MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL URBANA EM PORTO VELHO
ANA PAULA DA SILVA OLIVEIRA
13
UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS CAUSADOS PELOS ÍNDICES DE EVASÃO E REPROVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DE RONDÔNIA
DIRCEU BETTIOL



GT 4- ENSINO, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

TITULO
AUTOR
1
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
FERNANDA DOS PASSOS
2
A LEI 9.394/96 E SEUS ASPECTOS TOCANTES À AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
JULIANA CANDIDO MATIAS
3
AVALIAÇÃO E AS FACETAS DA INTERDISCIPLINARIDADE
FLAVIANA FAUSTINO
4
AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: UM CONFRONTO ENTRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE
CLEONICE NUNES FERNANDES FRAGA
5
AVALIAÇÔES OFICIAIS, UMA PRÁTICA DIALÉTICA? OU MERO INSTRUMENTO DE CONTROLE?
JEFFERSON PEREIRA DA SILVA MENDONÇA
6
COMO TEM OCORRIDO A PRÁTICA AVALIATIVA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE ROLIM DE MOURA /RO?
MELINA SARAIVA DA COSTA
7
CONTOS DE FADAS: UMA EXPERIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO
VALNICE LIMA DE SOUZA
8
DIREITO A VIVÊNCIA DA INFÂNCIA: REQUISITO PRIMORDIAL PARA A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ
ARMELINDA BORGES DA SILVA
9
ENTRE O LEGAL E O IDEAL: ALGUMAS QUESTÕES QUE SE AFASTAM DO REAL
FLORA LIMA FARIAS DE SOUZA
10
O OLHAR DOS ALUNOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Andressa Cristina Tomacheski de Souza
11
O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE LEITORES
FABIANA ROCHA DE BRITO FANK
12
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACES ENTRE A ESTRUTURA FÍSICA, ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
PRISCILA RITA DA SILVA



GT 5 – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

TITULO
AUTOR
1
ABRINDO O APETITE POÉTICO
REGIANE LUZIA DE SOUZA
2
BRINCANDO COM AS PALAVRAS
EUNICE PEREIRA SOARES

GT6 – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS

TITULO
AUTOR
1
A MATEMÁTICA FINANCEIRA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARIQUEMES-RO
KARLA FRANTIELEN DA SILVA KREUZBERG

2
A redução conceitual no processo ensino e a aprendizagem de números racionais na escola.
ALINE SILVA DE OLIVEIRA
3
O processo ensino aprendizagem de frações e números decimais: equívocos e desafios
ORESTES ZIVIERI NETO
4
PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA
CRISTIANE TALITA GROMANN DE GOUVEIA

5
Por de trás do ensino e aprendizagem de números e quatro operações na escola
PATRICIA DA SILVA MANHÃES FERREIRA
6
UM OLHAR PARA A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFATIL
GILCIRLENE SACCHI ROQUE



GT 7 – GÊNERO, RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

TITULO
AUTOR
1
A DEPRECIAÇÃO DA CULTURA AFROBRASILEIRA E SEUS ÍMPETOS NA EDUCAÇÃO
THAIS LUANA BOTTER
2
A ESCOLA PÚBLICA E O CURRÍCULO ÉTNICO RACIAL: DISCUTINDO CONCEITOS E PROBLEMATIZANDO RESULTADOS
Luci Vieira Catellane Lima
3
A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS POLITICAS PARA INFÂNCIA: EM DEBATE, A ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ALINE COSTA DE OLIVEIRA
4
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS
ANGELICA APARECIDA MAXIMO
5
A REPERCUSSÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO DISCURSO VEICULADO PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO PNLD-2010–FUNDAMENTAL I
Liliane Pereira de Souza
6
AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DO NEGRO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PERSPECTIVA DE AMPLIAÇÃO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO
ANDRÉ LUIZ PESTANA CARNEIRO

7
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS: A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLAS INCLUSIVAS DE JI-PARANÁ/RO
CAMILA CAMARGO SENHORINHO SANTOS
8
DISCUSSÕES Sobre RELAÇÕES RACIAIS: MÉDICOS NEGROS ATUANTES NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ/ro
SUZANA DAS CANDEIAS BIAZATTI
9
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS: Professor bilíngue sim Interprete não!
FABIO HENRIQUE MARTINS DA SILVA
10
HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA.
ODAIR ALVES VIEIRA
11
MULHERES PURUBORÁ, ÍNDIAS E SERINGUEIRAS: uma história de Gênero
ANATÁLIA DAIANE DE OLIVEIRA
12
O QUE É ÍNDIO? SUBSÍDIOS PARA DISCUTIR RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Francisco Tarcisio Lisboa

13
OFÍCIO DAS MULHERES PARTEIRAS: A ATUAÇÃO DE UMA MULHER NOS TRABALHOS DE PARTO NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ/RO ENTRE 1960 A 2007
ELESSANDRA SOUSA RANGEL
14
POR QUE A ESCOLA INDÍGENA É MASCULINA?
JOÃO CARLOS GOMES
15
RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE: O DISCURSO QUE FALA DO FEMININO NA PERSPECTIVA DO MASCULINO
WOBETO, E. M. da S



GT 8 – HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

TITULO
AUTOR
1
A EDUCAÇÃO ESTÁ MORTA: COMO ENSINAR A FILOSOFAR NAS ESCOLAS?
ZAIRO CARLOS PINHEIRO
2
ALTA FLORESTA D’OESTE – RO: marcas socioculturais e identidade
EDNALDO TARTAGLIA SANTOS
3
A PRÁTICA EDUCATIVA SEGUNDO O MÉTODO DE PAULO FREIRE
PATRICIA DA S. MARINHO
4
A presença das mulheres migrantes em Rolim de Moura – Rondônia
MARIA APARECIDA DA SILVA
5
A PRIMEIRA MULHER A ATUAR NO LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ
CAMILA DE OLIVEIRA ANTUNES
6
ALFABETIZAÇÃO E REFLEXÃO POLÍTICA: APORTES TEORICOS EM PAULO FREIRE E OS TEÓRICOS DA SÓCIO HISTÓRIA
THIAGO REIS
7
COMPREENDENDO O COTIDIANO SÓCIO HISTÓRICO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO NO BRASIL
Dayane Talyta Cassin Pritski
8
DA SITUAÇÃO IRREGULAR À PRIORIDADE ABSOLUTA
FABIO SANTOS DE ANDRADE
9
EDUCAR: UMA AÇÃO TRANSFORMADORA
ELIZANGELA M. SILVA
10
IDENTIDADE E DIFERENÇAS: para uma antropologia do eu e do outro
NERI DE PAULA CARNEIRO
11
MÃOS UNIDAS EM PROL DA COMUNIDADE: PASTORAL DA CRIANÇA (ALTA FLORESTA DO OESTE/RO)
EDI CARLOS DE SOUZA
12
O ENSINO DA FILOSOFIA E DA SOCIOLOGIA E A REPRODUÇÃO DA IDEOLOGIA DOMINANTE
MARCÍLIO ALVES ABIDIAS
13
O prazer em abrigar: Casa de Acolhida São Camilo – Cacoal (RO)
ANDRESSA RODRIGUES DA ROCHA
14
Pastoral da Juventude: um caminho para os jovens de Nova Brasilândia do Oeste (RO)
DALLINI SCHINEIDER GHILARDI
15
UM LUGAR ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS: CENTRO DE RECUPERAÇÃO NOVA ALIANÇA DE ROLIM DE MOURA
JOELMA RENATA N. SILVA

GT 9– PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

TITULO
AUTOR
1
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE JI-PARANÁ: ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA
ALBERTO DIAS VALADÃO

2
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO D’OESTE- RO: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA URUPÁ
DAMARES RODRIGUES DOS SANTOS
3
AVALIAÇÃO DOS INTERESSES PROFISSIONAIS DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO do ENSINO MÉDIO
Angra Luchi
4
DEPRESSÃO INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR
TAÍSA DE LIMA VIANNA
5
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA VIOLENCIA NA ESCOLA
IRACEMA FRANCISCA PEREIRA
6
RESULTADO DO QUESTIONARIO DE AVALIAÇÃO TIPOLÓGICA (QUATI) EM EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DE UMA ESCOLA PÚBlICA ESTADUAL EM ROLIM DE MOURA - RO
ADÉLIA PIRES DE M. FERREIRA
7
VITIMIZAÇÃO E AGRESSÃO ENTRE PARES NA ESCOLA: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
ERALDO CARLOS BATISTA

GT 10 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES

TITULO
AUTOR
1
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA SALA DE AULA
MARLENE MOREIRA BARROS
2
A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DA UNIR - CAMPUS DE JI-PARANÁ
ANDRE MANOEL PEREIRA DOS SANTOS
3
A TÉCNICA “PEQUENOS GRUPOS COM UMA SÓ TAREFA” APLICADA AO ENSINO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA
Nilta Moreira Braga Nunes
4
AS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DO CURSO DE PEDAGOGIA
JOCIQUÉLIS A. F. SALOMÃO
5
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES INQUIETANTES NA BUSCA DO SENTIDO DA QUALIDADE QUE NASCERAM DA PRÁTICA
MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA
6
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Jorge Luiz Heráclito de Mattos
7
EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS SEGUINTES: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS
VANDERLEIA BARBOSA DA SILVA
8
FATORES MOTIVACIONAIS  DOS ALUNOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM  DO PROEJA DO IFRO CAMPUS DE COLORADO DO OESTE.
LARISSA FERRAZ BEDÔR JARDIM

9
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL
HUGO BRITO DE SOUZA

10
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA INDÍGENA: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR EMANCIPATÓRIA
Laudinéa de Souza Rodrigues

11
GINÁSTICA RÍTMICA, POSSIBILIDADES EDUCATIVAS PARA AS ESCOLAS.
ELUZIANE VIANA ARAUJO
12
Interculturalidade e formação docente: limites e possibilidades
Josiane Regina Monteiro da Rocha
13
INTERFERÊNCIA DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: TERMINOLOGIA TÉCNICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
JORGE LUIZ HERACLITO DE MATTOS
14
O ENSINO DA FILOSOFIA E DA SOCIOLOGIA E A REPRODUÇÃO DA IDEOLOGIA DOMINANTE
MARCÍLIO ALVES ABIDIAS

15
OS ENTRAVES E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESPAÇO DA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE
EDNEIA M. A. MACHADO
16
VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL ESCOLAR: UMA ANÁLISE FRENTE A PRÁTICA DOCENTE DOS EDUCADORES E EDUCADORAS ATUANTES NAS ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ – RO.
ROZANE ALONSO ALVES


GT 11- MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

TITULO
AUTOR
1
APLICAÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
CAROLINE YURI MITSUTAKE
2
Não desperdiçarás: o trato da água na comunidade Bom Jesus (Rolim de Moura/RO)
ALINI RIBEIRO DE SOUZA
3
O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FATOR DE CONSCIENTIZAÇÃO AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO VELHO-RO
TÁRSILA DOS SANTOS MALTA


TRABALHOS APROVADOS – CATEGORIA POSTER 




 GT 1 – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
TITULO
AUTOR
1
A DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OFICINA PROEXT UNIR NA ESCOLA.
Clarice Benvinda Lopez Pereira
2
ARTE, MULTICULTURALIDADE E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA.
Neidimar Vieira Lopes Gonzales
3
CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E ARTE NAS ESCOLAS INDÍGENAS TXAPAKURA, DJEOROMITXI, MAKURAP E CANOÉ.
Cristovão Teixeira Abrantes
4
DIAGNÓSTICO DA PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA ZARUP WEJ: UMA EXPÉRIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA DO POVO ZORÓ.
Agnaldo Zawandu Zoró
5
DIGNÓSTICO SOCIOLINGUÍSTICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ZARUP WEJ
Alfredo Sepkiat Zoró
6
LÁPIS, CADERNO, FLECHA E PRECONCEITO: FEIÇÕES DA VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL COM CRIANÇAS INDÍGENAS EM ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS DE RONDÔNIA
PATRICIA DIAS
7
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ROLIM DE MOURA
Juliana dos Santos Figueiredo

8
O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA ALDEIA PAITER, POVO PAITER SURUI.
Gamalonô Surui

9
POVOS INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS: A REEDIÇÃO DO CONTATO?
Josélia Gomes Neves
10
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: ENSAIOS DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM RONDÔNIA
Maria Isabel Alonso Alves
11
SITUAÇÕES COTIDIANAS E EXPRESSÕES IDENTITÁRIAS: UM ESTUDO COM CRIANÇAS INDÍGENAS DE ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA.
Vanubia Sampaio dos Santos




GT 2– EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
              
TITULO
AUTOR
1
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARIANA
Elaine Batista Ferreira



GT 3 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS

TITULO
AUTOR
1
A CONSTRUÇÃO DA REDE DE AÇÃO EDUCATIVA COMPLEMENTAR DE VILHENA: DESAFIOS NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO
Sônia Ribeiro Braga
2
A EDUCAÇÃO NO BRASIL VISTA AOS OLHOS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
Társila dos Santos Malta
3
A FORMAÇÃO DOCENTE SOB O OLHAR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
Rosilene de Sousa Pereira
4
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR/UFOPA: CONHECENDO O CURSO E OS GESTORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA
Andréa do Socorro Alves medeiros
5
GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Adriana Siqueira dos Santos
6
Indicadores de Saúde no Ambiente Escolar Uma questão de Política Pública
Luciano Gutierrez de Souza
7
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO
Rayane Duarte Moreira
8
O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DO HUMANO
Elisangela Sobreira de Oliveira
9
O SEGUNDO GRAU PROFISSIONALIZANTE NA ESCOLA ÁLVARO ADOLFO DA SILVEIRA NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980
Bruna Monique Costa Maia

10
Perfil Nutricional de Escolares estratégias de verificação e sua aplicabilidade no ambiente escolar
Felipe Damião Pessoa de Souza
11
PROGRAMA DE FINANCIAMENTO A PROJETOS ESCOLARES: AMPLIAÇÃO DA AUTONOMIA ESCOLAR OU REPASSE DE RESPONSABILIDADES?
Ingrid Fabiane Simões Monteiro

12
QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES UM ESTUDO DE CASO
Adamor da Silva Lima

GT 4- ENSINO, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

TITULO
AUTOR
1
APRENDENDO FISIOLOGIA ANIMAL NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNÍCIPIO DE PORTO VELHO-RO
Indiara Valente Queiroz
2
BIOMÍMICA: UM JOGO DIDÁTICO APLICADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO - RO
Hecylana Oliveira de Melo
3
COMO E PORQUE IDENTIFICAR O QUE OS ALUNOS PRECISAM APRENDER
Suely Ferreira da Silva
4
DA ARTE A EMOÇÃO, DA TEORIA A PRÁTICA IMAGINATIVA, DOS SONHOS A REALIDADE
Edivania Ribeiro de Amorim
5
O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Carla Santana Dantas
6
O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM ESCOLAS PÚBLICAS: METAS E RESULTADOS
Denise Jocasta Pereira
7
PROGRAMA URUPÁ DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES DA EJA ANALISE DOS PRIMEIROS DADOS
Priscila Araújo Nascimento
8
RECURSOS E ESTRATÉGIAS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTILUMA
Fernanda dos Passos






GT 5 – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

TITULO
AUTOR
1
A IMPORTÂNCIA DA PARÓDIA MUSICAL NA APRENDIZAGEM
Elen Fonseca Façanha
2
AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA INCLUSÃO ESCOLAR
Arlete Brandão Alves
3
CONSTRUINDO GRÁFICOS NO COMPUTADOR PORTÁTIL UCA
Maria Cristina Graebin de Sousa
4
DESENVOLVENDO A LEITURA E A ESCRITA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Regina Herculano
5
IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO UCA NA E.E.E.F. JOAQUIM NABUCO DE OURO PRETO DO OESTE - RO
Alois Andrade de Oliveira
6
INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS DE CLASSE DE ACELERAÇÃO E PROMOÇÃO DE AUTO-ESTIMA
Elvira Barroco Soares
7
INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS E PROFESSORES ATRAVÉS DO PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO (UCA) DE UMA ESCOLA RURAL DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO - RO
Mônica Nascimento da Silva
8
INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA ZONA RURAL DE JI-PARANÁ./RO
Silvana Correia da Silva

9
INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VILHENA /RO
Solange Rodhen do Amaral

10
O DESAFIO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR
Ronaldo Pereira Neves

11
O ENSINO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) POR MEIO DE PARÓDIA MUSICAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
Elen Fonseca Façanha
12
O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA INCLUSÃO ESCOLAR
Marcella Oliveira Maia
13
VALORIZANDO O LUGAR EM QUE VIVO COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Sandra da Silva Alípio




GT6 – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS

TITULO
AUTOR
1
A ABORDAGEM DE TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
Queila Onofre Silva
2
ANATOMIA DE PEIXES COMO FACILITADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Pedro Luiz C. Malacarne
3
ATIVIDADES PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ESTUDO DA BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO
Laiza Sabrina dos Santos Pires
4
ATIVIDADES PRÁTICAS EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM A DIVERSIDADE DOS SERES VIVOS: CONHECENDO PARASITOS DE PEIXES
Valdeci Candido de Souza
5
AULA DE CAMPO DE BIOLOGIA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NO VALE DO GUAPORÉ
Daniele Braga Brasil
6
AULA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA: LIMITES E FRONTEIRAS
Lourismar da Silva Barroso
7
A UTILIZAÇÃO DE UM COMPUTADOR POR ALUNO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines
8
COMPOSTAGEM ORGÂNICA: METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Fabiana Imberti Liuth
9
ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Elisângela Silva Barbosa
10
ESTÁGIO EM CIÊNCIAS NATURAIS: A OBSERVAÇÃO EM PRÁTICA DE ENSINO
Jaqueline Rodrigues de Souza
11
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO DAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Renato Abreu Lima
12
JOGO ECOLÓGICO APLICADO NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
Eloísa Santana Paz

13
MEMÓRIAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Marjorie Jessica Melo Nascimento
14
O ENSINO DE BOTÂNICA COM PLANTAS MEDICINAIS NA ESCOLA MUNICIPAL MARCELO GAMA
Jociel Antonio Gonçalves
15
O ENSINO DE BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO NA EJA
Renato Abreu Lima
16
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E AS DIFICULDADES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
Laiza Sabrina dos Santos Pires
17
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CIDADE DE PORTO VELHO-RO
Claudia Siqueira de Oliveira
18
O ENSINO DE GENÉTICA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO MÉDIO
Leidiléia Pereira da Silva
19
O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE DOCÊNCIA
Claudilene Rodrigues Carvalho de La Torre
20
PARÓDIA MUSICAL: UM RECURSO DIDÁTICO APLICADO NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
Daniele Bezerra Gomes
21
PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FACULDADE SÃO LUCAS
Jéssica Silva Felix Bastos
22
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO - RONDÔNIA
Caroline Yuri Mitsutake
23
SABERES MATEMÁTICOS DO POVO PAITER SURUÍ
Uraan Anderson Suruí
24
UTILIZAÇÃO DO JOGO DESAFIO PLANTAE COMO FERRAMENTA DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DE CIÊNCIAS
Lidiane Aparecida de Vargas
25
UTILIZANDO A MICROSCOPIA POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
Maria de Fátima Rodrigues Aguiar





GT 7 – GÊNERO, RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

TITULO
AUTOR
1
CARACTERIZAÇÃO DAS PROFESSORAS QUE ATUAM NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE JI-PARANÁ-RO
Suelem da Silva Miranda

2
OBSERVATÓRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: NECESSIDADES DE INTERVENÇÃO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM ÂMBITO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ.
Anamaria Silveira



GT 8 – HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA




TITULO
AUTOR
1
OS MITOS DO POVO PURUBORÁ
Gisele de Oliveira Montanha

2
RESGATANDO A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DO POVO PURUBORÁ
Hugo Cinta Larga




GT 9– PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

TITULO
AUTOR
1
A ESCOLA FRENTE A UMA CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA
Caio Rodrigo Lemos Setúbal
2
 INTERAÇÃO ENTRE FUNCIONÁRIOS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UMA CASA DE ACOLHIMENTO NA REGIÃO DA ZONA DA MATA – RO [2012]

 Ireide Batista Leite Santos
3
PAPO JOVEM: AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E A SUAS PREVENÇÕES
Aldilene Vieira de Albuquerque
4
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS.
Cristiane Aparecida Andreatta
5
O GOSTO PELA LEITURA NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS
ANA MARIA GARCIA

GT 10 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES

TITULO
AUTOR
1
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO
Rosa Mara dos Anjos Nascimento
2
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA PARTICULARIDADE.
Rutiane Corrêa de Sousa
3
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SABERES (DES) NECESSÁRIO
Angelina Suelen Farias Oliveira
4
FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Larissa Cibelle Santos Pereira
5
MOSTRA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO VELHO
Aline Morais Gonçalves
6
SAÚDE POSTURAL E EQUILÍBRIO CORPORAL NO ÂMBITO ESCOLAR
Aiane Grécia Ramos


GT 11- MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

TITULO
AUTOR
1
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SALA VERDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM PORTO VELHO-RO
Luciana dos Santos Carvalho
2
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS ENFOCANDO A MORFOLOGIA DA FLOR
Andrina Guimarães Silva
3
LIMPEZA, PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DAS MATAS CILIARES. UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TECNOLÓGICA
Simone Oliveira Carvalhais Moris
4
SENSIBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DAS PLANTAS MEDICINAIS NO DISTRITO DE VILA BOSCO
Everaldo Lins de Santana

Um comentário:

  1. Oi bom dia.. gostaria de saber quando sera apresentado o cronograma dos trabalhos de comunicão oral

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir

Qualquer dúvida, pergunte: