LISTA DE TRABALHOS APROVADOS DE COMUNICAÇÃO ORAL:
PREZADOS AUTORES
Estamos enviando a lista dos trabalhos aprovados para comunicação oral no V Seminário de Educação - SED
Informamos que na lista aparecerá apenas o nome do autor principal.
As apresentações estão previstas para o dia 18/10/2012 no Campus da UNIR de Rolim de Moura.
Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 para questionamentos.
Desde ja agradecemos a participação de todos.
ATT.
Comissão organizadora do V SED
TRABALHOS APROVADOS PARA COMUNICAÇÃO ORAL
GT 1 – Educação e Diversidade Cultural
Nº
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
A QUALIDADE DA EDUCACÃO INFANTIL EM ROLIM DE MOURA EM CRECHES: COMO
FONTE DE UMA GESTÃO PRIORITÁRIA
|
CLAUDIO BRAZ DA SILVA
|
2
|
DIVERSIDADE E ADVERSIDADES
ENCONTRADAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL HOJE
|
LILIA CAETANO
PINTO
|
3
|
ESTUDO SOBRE O
AUDIOVISUAL DENTRO DAS COMUNINADES INDIGENAS DO ESTADO DE RONDÔNIA ATRAVES DO
PROGRAMA ENTRE IMAGENS E MEMÓRIA COM OS POVOS KARO, IKÓLÓH E WARI.
|
NAIARA CARLA
MOTA COELHO
|
4
|
NECESSIDADE DE
ADEQUAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO: UM ESTUDO NA ALDEIA INDIGENA LAJE VELHO
|
LEIDY DAIANNY
DA SILVA FERREIRA
|
5
|
POVOS DA
FLORESTA, A IMAGEM DO POVO BRASILEIRO
|
FABÍOLA DE
SOUZA AMANTE
|
6
|
RONDÔNIA:
RETALHOS DE SUA HISTÓRIA E SEU POVO
|
ELIAS
HENRIQUE ARAÚJO DO NASCIMENTO
|
7
|
VANUBIA
SAMPAIO DOS SANTOS
|
GT 2– EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Nº
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
CAPITALISMO BUROCRÁTICO, CORPORATIVISMO SINDICAL E A LUTA DOS
TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NA ZONA DA MATA RONDONIENSE
|
MARCIO MARINHO
|
2
|
O RURALISMO PEDAGÓGICO, O “ESPECÍFICO” E O
“DIFERENTE” DAS PEDAGOGIAS BURGUESAS PÓS-MODERNAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
|
MARILSA MIANDA
DE SOUZA
|
3
|
PROJETO BIBLIOTECA ANDANTE – RELATOS E
REFLEXÕES SOBRE LEITURA
|
GLEISON COSTA
RAMOS
|
GT 3 - Políticas Educacionais
Nº
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
A INDÚSTRIA CULTURAL E A FORMAÇÃO DO EDUCANDO NA
SOCIEDADE MODERNA: AMPLIANDO OS
HORIZONTES MODERNOS
|
Clarides Henrich de Barba
|
2
|
A VISÃO
MERCANTILISTA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
CLAUDINEIA
GOMES BRITO
|
3
|
AS RELAÇÕES
SEMIFEUDAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: SE VOCÊ MANDA, EU OBEDEÇO!
|
SILMARA
FERREIRA LOPES
|
4
|
CONTEXTO
HISTÓRICO DOS PCNs NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
|
DIANE BORGES
DA SILVA
|
5
|
DIREITO
À EDUCAÇÃO: COMPREENDENDO O COTIDIANO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM
SITUAÇÃO DE RISCO
|
Kadja
Pâmela Augusta Farias
|
6
|
EDUCAÇÃO
INTEGRAL: UM ESTUDO DOS PROGRAMAS MAIS EDUCAÇÃO E ENSINO MÉDIO INOVADOR
|
PAULO
APARECIDO D. SILVA
|
7
|
IMPERIALISMO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM
RONDÔNIA
|
MAURICEIA FERREIRA TEIXEIRA
|
8
|
INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR E
MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO
|
MARLI L. TONATTO ZIBETTI
|
9
|
O
PIBID/DIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS ENQUANTO POLÍTICA
PÚBLICA
|
JOSÉ JOACI
BARBOZA
|
10
|
POLÍTICAS
EDUCACIONAIS E QUALIDADE DE ENSINO: UM ESTUDO NA REDE ESTADUAL EM PORTO VELHO
|
FABRICIO
RICARDO LOPES
|
11
|
PROEJA:
ENTRE A FORMULAÇÃO E A IMPLANTAÇÃO
|
Thaís
Bombardelli
|
12
|
PROGRAMAS DE MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL
URBANA EM PORTO VELHO
|
ANA PAULA DA SILVA OLIVEIRA
|
13
|
UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS
CAUSADOS PELOS ÍNDICES DE EVASÃO E REPROVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO
ESTADO DE RONDÔNIA
|
DIRCEU BETTIOL
|
GT 4- ENSINO, CURRÍCULO E
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Nº
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
|
FERNANDA DOS
PASSOS
|
2
|
A LEI 9.394/96
E SEUS ASPECTOS TOCANTES À AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
|
JULIANA
CANDIDO MATIAS
|
3
|
AVALIAÇÃO E AS
FACETAS DA INTERDISCIPLINARIDADE
|
FLAVIANA
FAUSTINO
|
4
|
AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
EDUCACIONAL: UM CONFRONTO ENTRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE
|
CLEONICE NUNES
FERNANDES FRAGA
|
5
|
AVALIAÇÔES OFICIAIS, UMA PRÁTICA DIALÉTICA? OU MERO INSTRUMENTO DE
CONTROLE?
|
JEFFERSON PEREIRA DA SILVA MENDONÇA
|
6
|
COMO
TEM OCORRIDO A PRÁTICA AVALIATIVA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO
MUNICÍPIO DE ROLIM DE MOURA /RO?
|
MELINA
SARAIVA DA COSTA
|
7
|
CONTOS DE
FADAS: UMA EXPERIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO
|
VALNICE LIMA
DE SOUZA
|
8
|
DIREITO A VIVÊNCIA DA INFÂNCIA: REQUISITO PRIMORDIAL PARA A FORMAÇÃO HUMANA
E CIDADÃ
|
ARMELINDA
BORGES DA SILVA
|
9
|
ENTRE O LEGAL
E O IDEAL: ALGUMAS QUESTÕES QUE SE AFASTAM DO REAL
|
FLORA LIMA
FARIAS DE SOUZA
|
10
|
O OLHAR DOS
ALUNOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
|
Andressa
Cristina Tomacheski de Souza
|
11
|
O PAPEL DA
ESCOLA NA FORMAÇÃO DE LEITORES
|
FABIANA ROCHA
DE BRITO FANK
|
12
|
QUALIDADE
NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACES ENTRE A ESTRUTURA FÍSICA, ADMINISTRATIVA E
PEDAGÓGICA
|
PRISCILA RITA
DA SILVA
|
GT 5 – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
Nº
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
ABRINDO O
APETITE POÉTICO
|
REGIANE
LUZIA DE SOUZA
|
2
|
BRINCANDO COM
AS PALAVRAS
|
EUNICE PEREIRA
SOARES
|
GT6
– EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS
Nº
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
A
MATEMÁTICA FINANCEIRA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS
DE ARIQUEMES-RO
|
KARLA
FRANTIELEN DA SILVA KREUZBERG
|
2
|
A redução
conceitual no processo ensino e a aprendizagem de números racionais na
escola.
|
ALINE SILVA DE
OLIVEIRA
|
3
|
O
processo ensino aprendizagem de frações e números decimais: equívocos e
desafios
|
ORESTES
ZIVIERI NETO
|
4
|
PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM
MATEMÁTICA SOBRE O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA
|
CRISTIANE
TALITA GROMANN DE GOUVEIA
|
5
|
Por
de trás do ensino e aprendizagem de números e quatro operações na escola
|
PATRICIA
DA SILVA MANHÃES FERREIRA
|
6
|
UM OLHAR PARA
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFATIL
|
GILCIRLENE
SACCHI ROQUE
|
GT 7 – GÊNERO, RELAÇÕES RACIAIS E
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Nº
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
A
DEPRECIAÇÃO DA CULTURA AFROBRASILEIRA E SEUS ÍMPETOS NA EDUCAÇÃO
|
THAIS
LUANA BOTTER
|
2
|
A
ESCOLA PÚBLICA E O CURRÍCULO ÉTNICO RACIAL: DISCUTINDO CONCEITOS E
PROBLEMATIZANDO RESULTADOS
|
Luci
Vieira Catellane Lima
|
3
|
A
IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS POLITICAS PARA
INFÂNCIA: EM DEBATE, A ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
|
ALINE
COSTA DE OLIVEIRA
|
4
|
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE
REGULAR DE ENSINO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS
|
ANGELICA APARECIDA MAXIMO
|
5
|
A REPERCUSSÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE
IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO DISCURSO VEICULADO PELOS LIVROS DIDÁTICOS
DE HISTÓRIA DO PNLD-2010–FUNDAMENTAL I
|
Liliane Pereira de Souza
|
6
|
AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DO NEGRO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PERSPECTIVA
DE AMPLIAÇÃO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO
|
ANDRÉ
LUIZ PESTANA CARNEIRO
|
7
|
COMPARTILHANDO
EXPERIÊNCIAS: A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLAS
INCLUSIVAS DE JI-PARANÁ/RO
|
CAMILA CAMARGO SENHORINHO
SANTOS
|
8
|
DISCUSSÕES Sobre RELAÇÕES RACIAIS: MÉDICOS NEGROS
ATUANTES NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ/ro
|
SUZANA
DAS CANDEIAS BIAZATTI
|
9
|
EDUCAÇÃO
INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS: Professor bilíngue sim Interprete não!
|
FABIO
HENRIQUE MARTINS DA SILVA
|
10
|
HISTÓRIA DA
ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA.
|
ODAIR ALVES
VIEIRA
|
11
|
MULHERES PURUBORÁ, ÍNDIAS E SERINGUEIRAS: uma
história de Gênero
|
ANATÁLIA
DAIANE DE OLIVEIRA
|
12
|
O QUE É ÍNDIO?
SUBSÍDIOS PARA DISCUTIR RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
|
Francisco
Tarcisio Lisboa
|
13
|
OFÍCIO DAS MULHERES PARTEIRAS: A ATUAÇÃO DE UMA
MULHER NOS TRABALHOS DE PARTO NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ/RO ENTRE
|
ELESSANDRA SOUSA RANGEL
|
14
|
POR QUE A
ESCOLA INDÍGENA É MASCULINA?
|
JOÃO CARLOS GOMES
|
15
|
RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE: O DISCURSO
QUE FALA DO FEMININO NA PERSPECTIVA DO MASCULINO
|
WOBETO, E. M. da S
|
GT 8 – HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
Nº
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
A
EDUCAÇÃO ESTÁ MORTA: COMO ENSINAR A FILOSOFAR NAS ESCOLAS?
|
ZAIRO
CARLOS PINHEIRO
|
2
|
ALTA FLORESTA D’OESTE – RO: marcas
socioculturais e identidade
|
EDNALDO
TARTAGLIA SANTOS
|
3
|
A PRÁTICA EDUCATIVA SEGUNDO O MÉTODO DE PAULO
FREIRE
|
PATRICIA DA S. MARINHO
|
4
|
A
presença das mulheres migrantes em Rolim de Moura – Rondônia
|
MARIA
APARECIDA DA SILVA
|
5
|
A PRIMEIRA
MULHER A ATUAR NO LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ
|
CAMILA DE
OLIVEIRA ANTUNES
|
6
|
ALFABETIZAÇÃO
E REFLEXÃO POLÍTICA: APORTES TEORICOS EM PAULO FREIRE E OS TEÓRICOS DA SÓCIO
HISTÓRIA
|
THIAGO REIS
|
7
|
COMPREENDENDO
O COTIDIANO SÓCIO HISTÓRICO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO
NO BRASIL
|
Dayane Talyta Cassin Pritski
|
8
|
DA
SITUAÇÃO IRREGULAR À PRIORIDADE ABSOLUTA
|
FABIO
SANTOS DE ANDRADE
|
9
|
EDUCAR:
UMA AÇÃO TRANSFORMADORA
|
ELIZANGELA
M. SILVA
|
10
|
IDENTIDADE
E DIFERENÇAS: para uma antropologia do eu e do outro
|
NERI
DE PAULA CARNEIRO
|
11
|
MÃOS UNIDAS EM
PROL DA COMUNIDADE: PASTORAL DA CRIANÇA (ALTA FLORESTA DO OESTE/RO)
|
EDI CARLOS DE
SOUZA
|
12
|
O
ENSINO DA FILOSOFIA E DA SOCIOLOGIA E A REPRODUÇÃO DA IDEOLOGIA DOMINANTE
|
MARCÍLIO ALVES ABIDIAS
|
13
|
O prazer em
abrigar: Casa de Acolhida São Camilo – Cacoal (RO)
|
ANDRESSA
RODRIGUES DA ROCHA
|
14
|
Pastoral
da Juventude: um caminho para os jovens de Nova Brasilândia do Oeste (RO)
|
DALLINI SCHINEIDER GHILARDI
|
15
|
UM LUGAR ESPECIAL PARA
PESSOAS ESPECIAIS: CENTRO DE RECUPERAÇÃO NOVA ALIANÇA DE ROLIM DE MOURA
|
JOELMA RENATA N. SILVA
|
GT 9– PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Nº
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
A PSICOLOGIA
DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE JI-PARANÁ: ENTRE O
DISCURSO E A PRÁTICA
|
ALBERTO
DIAS VALADÃO
|
2
|
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE
OURO PRETO D’OESTE- RO: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA URUPÁ
|
DAMARES
RODRIGUES DOS SANTOS
|
3
|
AVALIAÇÃO DOS INTERESSES PROFISSIONAIS DE
ALUNOS DO TERCEIRO ANO do ENSINO MÉDIO
|
Angra Luchi
|
4
|
DEPRESSÃO INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR
|
TAÍSA DE LIMA VIANNA
|
5
|
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA PREVENÇÃO E
CONTROLE DA VIOLENCIA NA ESCOLA
|
IRACEMA
FRANCISCA PEREIRA
|
6
|
RESULTADO DO QUESTIONARIO DE
AVALIAÇÃO TIPOLÓGICA (QUATI) EM EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DE UMA
ESCOLA PÚBlICA ESTADUAL EM ROLIM DE MOURA - RO
|
ADÉLIA
PIRES DE M. FERREIRA
|
7
|
VITIMIZAÇÃO E AGRESSÃO ENTRE
PARES NA ESCOLA: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
|
ERALDO CARLOS BATISTA
|
Nº
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
A
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA SALA DE AULA
|
MARLENE MOREIRA BARROS
|
2
|
A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA DA
ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DA UNIR - CAMPUS DE JI-PARANÁ
|
ANDRE MANOEL PEREIRA DOS SANTOS
|
3
|
A TÉCNICA
“PEQUENOS GRUPOS COM UMA SÓ TAREFA” APLICADA AO ENSINO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL,
SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA
|
Nilta Moreira Braga Nunes
|
4
|
AS
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DO CURSO DE PEDAGOGIA
|
JOCIQUÉLIS A.
F. SALOMÃO
|
5
|
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES INQUIETANTES NA BUSCA DO
SENTIDO DA QUALIDADE QUE NASCERAM DA PRÁTICA
|
MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA
|
6
|
EDUCAÇÃO E
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
NO CONTEXTO AMAZÔNICO
|
Jorge Luiz
Heráclito de Mattos
|
7
|
EDUCAÇÃO
INFANTIL E ANOS SEGUINTES: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS
|
VANDERLEIA
BARBOSA DA SILVA
|
8
|
FATORES
MOTIVACIONAIS DOS ALUNOS NO PROCESSO
ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROEJA DO IFRO
CAMPUS DE COLORADO DO OESTE.
|
LARISSA
FERRAZ BEDÔR JARDIM
|
9
|
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO NO
SISTEMA PRISIONAL
|
HUGO BRITO DE SOUZA
|
10
|
FORMAÇÃO
E DOCÊNCIA INDÍGENA: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR EMANCIPATÓRIA
|
Laudinéa de Souza Rodrigues
|
11
|
GINÁSTICA
RÍTMICA, POSSIBILIDADES EDUCATIVAS PARA AS ESCOLAS.
|
ELUZIANE VIANA
ARAUJO
|
12
|
Interculturalidade e formação
docente: limites e possibilidades
|
Josiane Regina
Monteiro da Rocha
|
13
|
INTERFERÊNCIA DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM:
TERMINOLOGIA TÉCNICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
|
JORGE
LUIZ HERACLITO DE MATTOS
|
14
|
O ENSINO DA FILOSOFIA E DA SOCIOLOGIA
E A REPRODUÇÃO DA IDEOLOGIA DOMINANTE
|
MARCÍLIO ALVES ABIDIAS
|
15
|
OS ENTRAVES E
POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESPAÇO DA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE A
REALIDADE
|
EDNEIA M. A.
MACHADO
|
16
|
VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL ESCOLAR: UMA ANÁLISE
FRENTE A PRÁTICA DOCENTE DOS EDUCADORES E EDUCADORAS ATUANTES NAS ESCOLAS
PÚBLICAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ – RO.
|
ROZANE ALONSO ALVES
|
GT 11-
MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Nº
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
APLICAÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO EM
UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
|
CAROLINE YURI MITSUTAKE
|
2
|
Não desperdiçarás: o trato da água na comunidade
Bom Jesus (Rolim de Moura/RO)
|
ALINI RIBEIRO DE SOUZA
|
3
|
O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FATOR DE CONSCIENTIZAÇÃO AOS ALUNOS
DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO VELHO-RO
|
TÁRSILA DOS SANTOS MALTA
|
TRABALHOS APROVADOS –
CATEGORIA POSTER
GT 1 – EDUCAÇÃO E
DIVERSIDADE CULTURAL
Nª
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
A
DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OFICINA PROEXT UNIR NA ESCOLA.
|
Clarice
Benvinda Lopez Pereira
|
2
|
ARTE,
MULTICULTURALIDADE E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA.
|
Neidimar
Vieira Lopes Gonzales
|
3
|
CURRÍCULO,
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E ARTE NAS ESCOLAS INDÍGENAS TXAPAKURA, DJEOROMITXI, MAKURAP E CANOÉ.
|
Cristovão
Teixeira Abrantes
|
4
|
DIAGNÓSTICO
DA PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA ZARUP WEJ: UMA EXPÉRIÊNCIA DE EDUCAÇÃO
DIFERENCIADA DO POVO ZORÓ.
|
Agnaldo
Zawandu Zoró
|
5
|
DIGNÓSTICO
SOCIOLINGUÍSTICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ZARUP WEJ
|
Alfredo
Sepkiat Zoró
|
6
|
LÁPIS, CADERNO, FLECHA E
PRECONCEITO: FEIÇÕES DA VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL COM CRIANÇAS INDÍGENAS EM
ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS DE RONDÔNIA
|
PATRICIA DIAS
|
7
|
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ROLIM DE MOURA
|
Juliana dos Santos Figueiredo
|
8
|
O
ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA ALDEIA PAITER, POVO PAITER SURUI.
|
Gamalonô
Surui
|
9
|
POVOS INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS: A
REEDIÇÃO DO CONTATO?
|
Josélia
Gomes Neves
|
10
|
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: ENSAIOS DE
EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM RONDÔNIA
|
Maria
Isabel Alonso Alves
|
11
|
SITUAÇÕES
COTIDIANAS E EXPRESSÕES IDENTITÁRIAS: UM ESTUDO COM CRIANÇAS INDÍGENAS DE
ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA.
|
Vanubia
Sampaio dos Santos
|
GT 2– EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Nª
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARIANA
|
Elaine Batista Ferreira
|
GT 3 - POLÍTICAS
EDUCACIONAIS
Nª
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
A CONSTRUÇÃO DA REDE DE AÇÃO
EDUCATIVA COMPLEMENTAR DE VILHENA: DESAFIOS NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E
ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO
|
Sônia
Ribeiro Braga
|
2
|
A EDUCAÇÃO NO BRASIL VISTA AOS OLHOS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA
PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
|
Társila dos Santos Malta
|
3
|
A FORMAÇÃO DOCENTE SOB O
OLHAR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
|
Rosilene de Sousa Pereira
|
4
|
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR/UFOPA: CONHECENDO
O CURSO E OS GESTORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA
|
Andréa
do Socorro Alves medeiros
|
5
|
GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
|
Adriana Siqueira dos
Santos
|
6
|
Indicadores
de Saúde no Ambiente Escolar Uma questão de Política Pública
|
Luciano Gutierrez de
Souza
|
7
|
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO
ESCOLAR COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO
|
Rayane Duarte Moreira
|
8
|
O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E
ESCOLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DO HUMANO
|
Elisangela Sobreira de Oliveira
|
9
|
O
SEGUNDO GRAU PROFISSIONALIZANTE NA ESCOLA ÁLVARO ADOLFO DA SILVEIRA NAS
DÉCADAS DE 1970 E 1980
|
Bruna
Monique Costa Maia
|
10
|
Perfil
Nutricional de Escolares estratégias de verificação e sua aplicabilidade no
ambiente escolar
|
Felipe Damião Pessoa de
Souza
|
11
|
PROGRAMA
DE FINANCIAMENTO A PROJETOS ESCOLARES: AMPLIAÇÃO DA AUTONOMIA ESCOLAR OU
REPASSE DE RESPONSABILIDADES?
|
Ingrid Fabiane Simões Monteiro
|
12
|
QUALIDADE
DE VIDA DE PROFESSORES UM ESTUDO DE CASO
|
Adamor da Silva Lima
|
GT 4- ENSINO, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Nª
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
APRENDENDO FISIOLOGIA ANIMAL NO
ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNÍCIPIO DE PORTO VELHO-RO
|
Indiara Valente Queiroz
|
2
|
BIOMÍMICA: UM JOGO DIDÁTICO APLICADO
EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO - RO
|
Hecylana
Oliveira de Melo
|
3
|
COMO
E PORQUE IDENTIFICAR O QUE OS ALUNOS PRECISAM APRENDER
|
Suely Ferreira da Silva
|
4
|
DA
ARTE A EMOÇÃO, DA TEORIA A PRÁTICA IMAGINATIVA, DOS SONHOS A REALIDADE
|
Edivania
Ribeiro de Amorim
|
5
|
O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
|
Carla Santana Dantas
|
6
|
O
ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM ESCOLAS PÚBLICAS: METAS E RESULTADOS
|
Denise
Jocasta Pereira
|
7
|
PROGRAMA
URUPÁ DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES DA EJA
ANALISE DOS PRIMEIROS DADOS
|
Priscila Araújo Nascimento
|
8
|
RECURSOS E ESTRATÉGIAS NA CONTAÇÃO DE
HISTÓRIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTILUMA
|
Fernanda dos Passos
|
GT 5 – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
Nª
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
A IMPORTÂNCIA DA PARÓDIA
MUSICAL NA APRENDIZAGEM
|
Elen Fonseca Façanha
|
2
|
AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA INCLUSÃO ESCOLAR
|
Arlete Brandão Alves
|
3
|
CONSTRUINDO GRÁFICOS NO
COMPUTADOR PORTÁTIL UCA
|
Maria
Cristina Graebin de Sousa
|
4
|
DESENVOLVENDO A LEITURA E A ESCRITA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
|
Regina Herculano
|
5
|
IMPLANTAÇÃO
E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO UCA NA E.E.E.F. JOAQUIM NABUCO DE OURO PRETO DO
OESTE - RO
|
Alois Andrade de Oliveira
|
6
|
INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS DE CLASSE DE ACELERAÇÃO E PROMOÇÃO DE AUTO-ESTIMA
|
Elvira Barroco Soares
|
7
|
INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS E
PROFESSORES ATRAVÉS DO PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO (UCA) DE UMA ESCOLA
RURAL DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO - RO
|
Mônica Nascimento da
Silva
|
8
|
INCLUSÃO
DIGITAL DE ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA ZONA RURAL DE
JI-PARANÁ./RO
|
Silvana
Correia da Silva
|
9
|
INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS E
PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VILHENA /RO
|
Solange Rodhen do Amaral
|
10
|
O DESAFIO DE INTEGRAÇÃO DE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR
|
Ronaldo Pereira Neves
|
11
|
O ENSINO DO SISTEMA NERVOSO
CENTRAL (SNC) POR MEIO DE PARÓDIA MUSICAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO
DE PORTO VELHO-RO
|
Elen Fonseca Façanha
|
12
|
O USO DAS TECNOLOGIAS
EDUCACIONAIS NA INCLUSÃO ESCOLAR
|
Marcella Oliveira Maia
|
13
|
VALORIZANDO O LUGAR EM QUE VIVO COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
|
Sandra da Silva Alípio
|
GT6 –
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS
Nª
|
TITULO
|
AUTOR
|
|
1
|
A ABORDAGEM DE TRATAMENTO DE
INFORMAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
|
Queila Onofre Silva
|
|
2
|
ANATOMIA DE PEIXES COMO
FACILITADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
|
Pedro Luiz C. Malacarne
|
|
3
|
ATIVIDADES
PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ESTUDO DA BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO
|
Laiza Sabrina dos Santos Pires
|
|
4
|
ATIVIDADES PRÁTICAS EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O DESENVOLVIMENTO
DO ENSINO APRENDIZAGEM A DIVERSIDADE DOS SERES VIVOS: CONHECENDO PARASITOS DE
PEIXES
|
Valdeci Candido de Souza
|
|
5
|
AULA DE CAMPO DE
BIOLOGIA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NO VALE DO GUAPORÉ
|
Daniele Braga Brasil
|
|
6
|
AULA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO REAL
FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA: LIMITES E FRONTEIRAS
|
Lourismar da Silva Barroso
|
|
7
|
A UTILIZAÇÃO DE UM COMPUTADOR POR ALUNO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
|
Elizabeth Antônia Leonel
de Moraes Martines
|
|
8
|
COMPOSTAGEM ORGÂNICA:
METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
|
Fabiana Imberti Liuth
|
|
9
|
ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O
ENSINO DE BIOLOGIA
|
Elisângela Silva Barbosa
|
|
10
|
ESTÁGIO EM CIÊNCIAS NATURAIS:
A OBSERVAÇÃO EM PRÁTICA DE ENSINO
|
Jaqueline Rodrigues de
Souza
|
|
11
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO DAS PRÁTICAS NA
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
|
Renato Abreu Lima
|
|
12
|
JOGO
ECOLÓGICO APLICADO NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO
DE PORTO VELHO-RO
|
Eloísa Santana Paz
|
|
13
|
MEMÓRIAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM PRÁTICA DE
ENSINO-APRENDIZAGEM
|
Marjorie Jessica Melo Nascimento
|
|
14
|
O ENSINO DE BOTÂNICA COM
PLANTAS MEDICINAIS NA ESCOLA MUNICIPAL MARCELO GAMA
|
Jociel Antonio Gonçalves
|
|
15
|
O ENSINO DE BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO
NA EJA
|
Renato Abreu Lima
|
|
16
|
O ENSINO DE
CIÊNCIAS NATURAIS E AS DIFICULDADES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
|
Laiza Sabrina dos Santos
Pires
|
|
17
|
O ENSINO DE CIÊNCIAS
NATURAIS: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CIDADE DE PORTO
VELHO-RO
|
Claudia Siqueira de
Oliveira
|
|
18
|
O ENSINO DE GENÉTICA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO MÉDIO
|
Leidiléia Pereira da
Silva
|
|
19
|
O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL:
UMA EXPERIÊNCIA DE DOCÊNCIA
|
Claudilene Rodrigues
Carvalho de La Torre
|
|
20
|
PARÓDIA MUSICAL: UM RECURSO
DIDÁTICO APLICADO NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE
PORTO VELHO-RO
|
Daniele Bezerra Gomes
|
|
21
|
PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FACULDADE SÃO LUCAS
|
Jéssica Silva Felix
Bastos
|
|
22
|
RELATO DE
EXPERIÊNCIA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO
MUNICÍPIO DE PORTO VELHO - RONDÔNIA
|
Caroline Yuri Mitsutake
|
|
23
|
SABERES MATEMÁTICOS DO POVO
PAITER SURUÍ
|
Uraan Anderson Suruí
|
|
24
|
UTILIZAÇÃO DO JOGO DESAFIO PLANTAE COMO FERRAMENTA
DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DE CIÊNCIAS
|
Lidiane Aparecida de Vargas
|
|
25
|
UTILIZANDO A MICROSCOPIA POR
MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
|
Maria de Fátima Rodrigues
Aguiar
|
|
GT 7 – GÊNERO,
RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Nª
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
CARACTERIZAÇÃO DAS
PROFESSORAS QUE ATUAM NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE JI-PARANÁ-RO
|
Suelem da Silva Miranda
|
2
|
OBSERVATÓRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: NECESSIDADES
DE INTERVENÇÃO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM ÂMBITO ESTADUAL DO
MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ.
|
Anamaria Silveira
|
GT 8 – HISTÓRIA,
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
Nª
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
OS MITOS DO POVO PURUBORÁ
|
Gisele de Oliveira Montanha
|
2
|
RESGATANDO A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DO POVO PURUBORÁ
|
Hugo Cinta Larga
|
GT 9– PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO
Nª
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
A ESCOLA FRENTE A UMA CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA
|
Caio Rodrigo Lemos Setúbal
|
2
|
INTERAÇÃO ENTRE FUNCIONÁRIOS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DE UMA CASA DE ACOLHIMENTO NA REGIÃO DA ZONA DA MATA – RO [2012]
|
Ireide Batista Leite Santos
|
3
|
PAPO JOVEM: AS DOENÇAS
SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E A SUAS PREVENÇÕES
|
Aldilene Vieira de
Albuquerque
|
4
|
PSICOLOGIA E
EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS.
|
Cristiane Aparecida
Andreatta
|
5
|
O GOSTO PELA
LEITURA NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES
GRÁFICAS
|
ANA MARIA GARCIA
|
GT 10 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Nª
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO
|
Rosa Mara
dos Anjos Nascimento
|
2
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA
EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA PARTICULARIDADE.
|
Rutiane Corrêa de Sousa
|
3
|
FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES SABERES (DES) NECESSÁRIO
|
Angelina Suelen Farias
Oliveira
|
4
|
FORMAÇÃO
CONTINUADA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Larissa Cibelle Santos
Pereira
|
5
|
MOSTRA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO VELHO
|
Aline Morais Gonçalves
|
6
|
SAÚDE POSTURAL E EQUILÍBRIO CORPORAL NO ÂMBITO
ESCOLAR
|
Aiane Grécia Ramos
|
GT 11- MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE
E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Nª
|
TITULO
|
AUTOR
|
1
|
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SALA VERDE EM UMA
INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM PORTO VELHO-RO
|
Luciana dos Santos Carvalho
|
2
|
A
IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS ENFOCANDO
A MORFOLOGIA DA FLOR
|
Andrina Guimarães Silva
|
3
|
LIMPEZA, PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DAS MATAS CILIARES. UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TECNOLÓGICA
|
Simone Oliveira Carvalhais Moris
|
4
|
SENSIBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS
DAS PLANTAS MEDICINAIS NO DISTRITO DE VILA BOSCO
|
Everaldo Lins de Santana
|
Oi bom dia.. gostaria de saber quando sera apresentado o cronograma dos trabalhos de comunicão oral
ResponderExcluirDesde já agradeço